Casamentos longos e estressantes podem afetar a saúde cardíaca (principalmente se você for mulher)
- Priscilla Costa
- 15 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2023
Pesquisa recente - divulgada em 2022 - da Universidade de Yale traz novos dados sobre as ligações entre o estresse conjugal, mais presente em relacionamentos longos, e o risco aumentado de infarto, ou uma pior recuperação após um infarto.

Deixo aqui a tradução de alguns pontos de destaque, e ao final do post, os links para as fontes:
Os participantes que relataram estresse conjugal grave tiveram 67% mais chances de relatar dores no peito do que pessoas com estresse conjugal leve ou sem estresse. Além disso, a probabilidade de readmissão no hospital por qualquer causa aumentou quase 50% entre aqueles que relataram estresse conjugal grave.
Mais mulheres do que homens relataram estresse conjugal grave em suas respostas à pesquisa, com quase 4 em cada 10 mulheres relatando estresse conjugal grave contra 3 em cada 10 homens.
O estresse conjugal entre os adultos mais jovens (de 18 a 55 anos) foi associado a uma pior recuperação após um ataque cardíaco, em comparação com casais com menos estresse.
Casais com estresse conjugal grave tiveram pior saúde física e mental do que aqueles com estresse conjugal leve ou nenhum, um ano após um ataque cardíaco.
A ligação entre o estresse conjugal e a má recuperação do ataque cardíaco foi reduzida, mas permaneceu significativa após considerar a demografia do paciente (sexo, idade, raça) e fatores socioeconômicos, como educação, emprego, renda e status do plano de saúde.
Fontes em português: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22537
Fontes em inglês:
Kommentare